categoria

Saúde
16 maio, 2018

Mindful Eating: A técnica milenar que pode auxiliar no emagrecimento

Você já deve ter ouvido falar sobre “Mindfulness”, que é um tipo de meditação baseado na atenção plena no presente com técnicas milenares originadas na cultura ocidental que podem auxiliar no ato de “esvaziar a mente” ou ao menos acalmá-la, de forma que todo o nosso corpo e nossos sentidos entrem em estado de relaxamento.

A meditação tem sido muito citada como uma das práticas de bem estar mais em alta na atualidade, afinal, a cada dia o ser humano se torna mais ansioso, estressado e cheio de particularidades e inseguranças.

É comprovado que levar o corpo e a mente a viver o momento presente e parar – ao menos por alguns instantes – de se incomodar com o passado e de se preocupar com o futuro, traz inúmeros benefícios para a saúde mental e emocional, podendo levar à mudanças significativas em diversas áreas de vida.

Além de tentar diminuir a ansiedade e o estresse, outra busca incessante presente na humanidade atual é focar na alimentação mais saudável, e claro, conseguir emagrecer com mais facilidade e qualidade de vida.

Foi a partir daí que surgiu a junção das técnicas de meditação aliadas aos métodos de alimentação consciente, chamada de Mindful Eating. A base dessa vivência é justamente aplicar a atenção plena nas refeições e nos alimentos.

Uma vez que a pessoa consiga se beneficiar dessas ferramentas ela pode começar a emagrecer apenas por conseguir reprogramar a mente e garantir saciedade mesmo nas refeições mais leves e consciência em escolher os alimentos certos e fazer as refeições nas horas adequadas, respeitando as reais necessidades do seu corpo. Quer entender melhor? Tomei nota de alguns exercícios aplicados nessa pratica e aqui vai uma listinha do amor para minhas leitoras:

  1. Prestar atenção em sua respiração enquanto come e a partir daí conseguir ir desacelerando seu ritmo fisiológico procurando colocar menos comida de uma só vez na boca, mastigar com calma e mais vezes de forma que sinta o verdadeiro sabor dos alimentos.
  2. Procurar realizar suas refeições em silêncio, longe até mesmo de televisão, celular ou qualquer outra coisa que tire sua atenção de um momento tão sagrado quanto se alimentar.
  3. Em todas as suas refeições diárias, busque olhar com clareza para o seu prato ou para os alimentos que irá consumir e conseguir refletir sobre o benefício que cada um deles pode trazer ao seu corpo. Ative sua mente consciente e como com prazer e sabedoria sobre de que forma esses alimentos podem te nutrir.
  4. Ouça seu corpo antes de se alimentar. Diferencie a fome da gula de forma que saiba suprir suas necessidades fisiológicas e que não deixe seu corpo se viciar em se alimentar para curar estados emocionais. Toda vez que for comer um “pratão” de comida ou ir “assaltar a geladeira”, volte sua atenção ao momento presente e descubra de onde está vindo essa sua necessidade.
  5. Faça perguntas de atenção a si mesmo durante a refeição, como por exemplo: “Já estou saciado?”, “Preciso comer mais?”, “Estou saboreando a comida?”, “Esse alimento beneficia minha saúde?”, “Estou mastigando com calma?”, “Estou me sentindo feliz e relaxado?”. Essas questões nos tiram da zona de conforto, nos mantem no momento presente e traz consciência alimentar
  6. Procure imaginar de que forma o alimento que você está ingerindo irá te nutrir. Pense em cada etapa que ocorreu até que ele chegasse ao seu prato e seja grato por poder usufruir daquela refeição e ter oportunidade de alimentar seu corpo. Também é válido conforme mastiga e engole a refeição, imaginar todo o caminho do alimento pelo seu corpo, imaginando os benefícios que aquilo vai te trazer e como pode equilibrar e beneficiar seus órgãos e outras partes do corpo.

Sei que para algumas pessoas pode parecer muito difícil ou sacrificante, ainda mais nos dias de hoje que costumamos nos alimentar com tanta pressa, resolvendo pendências no celular, nos distraindo com a tv ou na companhia de outras pessoas. Mas é super válido tentar aplicar algumas técnicas ao poucos e com paciência.

O importante é a consciência, a mudança será uma consequência gradual e prazerosa, eu garanto!

Beijos da Alê.

 

G.Plus - Facebook -
3 janeiro, 2018

Detox Pós Festas: Dicas e receitas para começar o ano limpando o organismo

Oi minhas lindas,

Como estão se sentindo pós natal e reveillón?

Essa é a época do ano em que mais saímos de nossa rotina, principalmente em relação a alimentação e treinos, não é mesmo? Mas o importante é aproveitarmos ao máximo e depois corrermos atrás dos “prejuízos” no nosso organismo.

Sei que para alguns Janeiro ainda é um mês de férias e por isso torna-se difícil manter a linha com dietas e exercícios, mas depois de tantos “estragos” naturais de fim de ano, vale a pena investirmos em nossa saúde e iniciar um novo ano com renovações não só de nossas metas e objetivos, mas também em nossa saúde e organismo. Então, que tal alguns dias de detox e um 2018 com mais atenção na saúde?

Desintoxicar nosso corpo consiste em muita hidratação e na escolha de alimentos certos, aqueles que possuem poderes antioxidantes e anti-inflamatórios. Sabemos que essa limpeza encontramos principalmente nas frutas, verduras e legumes…mas como escolher os produtos certos? Vem comigo que ajudo vocês!

Limão

O limão é rico em propriedades alcalinas, por isso é uma das melhores opções para equilibrar nosso pH. Além disso, é um grande aliado no momento da digestão, pois ele ajuda a eliminar toxinas..bebeu muito no fim/começo de ano? Da-lhe limão! Ele auxilia o fígado no momento de eliminar impurezas. Também pode ser um grande amigo no momento de perder peso. Que tal tomar um copo de água morna com limão espremido todas as manhãs?

Maçã

Rica em fibra solúveis, a maçã é uma fruta que ajuda o aparelho digestivo promovendo desintoxicação geradas por exageros ou má alimentação. Também possui ação adstringente, diminui o colesterol ruim e tem baixo índice glicêmico. Tente optar pela maçã verde pois possui menos frutose e mais fibras.

Abacaxi

O abacaxi é riquíssimo em vitaminas e é uma ótima opção para dias de detox pois ajuda na digestão da gordura. Por ser rico em bromelia, é uma fruta anti-inflamatória e por isso também auxilia a recuperação muscular. Chá de casca de abacaxi é uma boa dica!

Melancia

Nessa época é necessário investir em métodos diuréticos e a melancia pode ser uma excelente opção. Por conta disso é que ela também ajuda na limpeza de nossos rins. Também é uma boa aliada no momento de regular a pressão arterial por ser rica em magnésio e potássio. Também é fonte de cálcio.

Pepino

Assim como a melancia, mais de 90% do pepino é composto por água e por isso também é uma boa aposta diurética, ajudando a eliminar toxinas do organismo. As vitaminas e eletrólitos encontrados no pepino também ajudam a repor os nutrientes que perdemos por conta do consumo de alimentos prejudiciais ou alimentação (ou bebidas!) em excesso. Também facilita a digestão e preserva os rins.

Couve

Rica em clorofila, ferro, ácido fólico e vitaminas essenciais, a couve é aquela opção certeira para retenção de líquidos, anemia, colesterol e pressão arterial. É um alimento pobre em calorias, por isso também pode ser uma boa opção para quem busca perda de peso.

Beterraba

A beterraba fortalece o sistema imunológico. É rica em vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam na ação de purificação, revitalização e anti-inflamação.

Gengibre

Também antioxidante, o gengibre age com otimização no sistema imunológico, no fígado e na regularização intestinal. Além disso, é um ótimo aliado no momento de perder peso, pois acelera o metabolismo, auxiliando na queima de calorias.

Linhaça

Ótima fonte de ômegas 3 e 6, fibras solúveis e gorduras boas, a linhaça é uma semente poderosa no momento de equilibrar o intestino e auxiliar na circulação sanguínea, ações extremamente necessárias no momento de limpeza do organismo.

Além da introdução desses alimentos no nosso dia-a-dia é importante termos a consciência de que a base de um momento detox está mesmo na hidratação. E melhor ainda, além de muita água, é apostarmos em bebidas que incluam também folhas, frutas e verduras que podem se tornar as melhores amigas de nossa saúde. Por isso seguem boas dicas de sucos detox e chás diuréticos que podem ser o poder desses dias de detox:

Suco Detox 1:

  • 200 ml de água
  • 2 limões
  • 1/2 pepino
  • 2 folhas de couve
  • 1 rodela de gengibre

Suco Detox 2:

  • 200 ml de água de coco
  • 1 beterraba pequena
  • 1 maçã
  • 1 rodela de gengibre
  • suco de 1 limão
  • 1 colher (sopa) de linhaça

Suco Detox 3:

  • 200 ml de água
  • 1 rodela pequena de abacaxi
  • 1 colher (sopa) de maracujá
  • 1 rodela de gengibre
  • 5 folhas de hortelã
  • 1 colher (chá) de curcuma
  • 1 colher (sopa) de linhaça

Dicas de Chás:

Chá Detox 1:

  • 1 xícara de água
  • 1 colher (sopa) de chá verde – em folhas
  • 1/2 limão espremido
  • 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado ou em pó

Ferva a água e acrescente os ingredientes. Deixe de 5-7 minutos. Coe e tome!

Chá Detox 2:

  • 1 litro de água
  • 1 colher (sopa) de folhas secas de amora
  • 1 colher (sopa) de folhas secas de hibisco
  • 1 pau de canela

Ferva a água, desligue o fogo, acrescente os ingredientes, tampe a panela e deixe por 5 minutos. Espere esfriar e beba!

Chá Detox 3:

  • 1 litro de água
  • 1/2 casca de abacaxi
  • 1 colher (sopa) de folha de chá verde
  • 7 folhas de hortelã
  • 1 rodela de gengibre

Deixe a água ferver, acrescente a casca do abacaxi e deixe por uns 3 minutos, depois acrescente as folhas do chá verde, folhas de hortelã e gengibre e deixei por 10 minutos.

Gostaram das dicas e receitinhas? Me contem depois que tentar!

Bom detox!

Beijos da Alê.

 

 

 

 

 

G.Plus - Facebook -
8 dezembro, 2017

Meus tratamentos estéticos para o verão

O verão já está aí e eu não pensei duas vezes antes de correr para a clínica da minha amada dermato Taiz CampbellJá me trato com a doutora Taiz há algum tempo e ela faz um trabalho impecável de harmonização fácil e de cuidados com a pele.

Foi difícil conseguir uma vaga na agenda dela nesse fim de ano, afinal, acredito que estejam todos correndo atrás do prejuízo – tanto de saúde quanto estético – para aproveitar as festas de final de ano e todo o verão nos sentindo bem e com saúde.

Como vocês devem ter acompanhado pelo meus stories do insta, só nessa semana eu fui 2 vezes até a clínica para realizar alguns procedimentos indicados pela doutora, e hoje vim aqui compartilhar com vocês um pouco desse cuidado pré-verão e dos tratamentos incríveis que me submeti. Olhem só:

Black Peel:

Bú! Rs. Esse procedimento em que é passado no rosto uma espécie de máscara negra é na realidade um peeling a laser de tecnologia super avançada. Tão avançada que a recuperação da pele é rápida e não causa nem descamação (ideal para curtir o verão tranquila!). Essa “máscara” preta aplicada na pele é uma base de carbono e assim que entra em contato com o laser (que aplicado logo depois de passar o carbono) gera estímulos na pele e promove benefícios como melhora de manchas, rejuvenescimento facial, melhora de acnes e cicatrizes, diminuição dos poros e da oleosidade, aumento da produção de colágeno. O aspecto da pele fica como pele de porcelana com aquele toque aveludado, sabe? É perfeito e já dá pra perceber instantaneamente.

Micro agulhamento Robótico:

Não se assustem novamente, rs, mas esse é quase que o passo-a-passo do micro agulhamento robótico, mais uma tecnologia avançada da clínica da Doutora Taíz. O fato de ser robótico torna o procedimento menos agressivo e muito mais potente.

O micro agulhamento é ideal para o rejuvenescimento facial. Ele melhora a qualidade da pele, estimula o colágeno, também melhora manchar, expressões e é indicado para melasmas. Depois das agulhadas no rosto – que sim, não vou mentir, doem!! – é aplicado o Cosmelan e o Retinoid que agem como um peeling e devem atuar na pele por cerca de 6 horas. Depois desse procedimento a pele descama, é realmente uma renovação facial! Por isso esse tratamento já não é indicado tomar sol no pós durante alguns dias.

Depois conto para vocês os resultados de cada um dos tratamentos, mas já sinto minha pele bem melhor e confio de olhos fechados na Doutora Taíz, desde que frequento o consultório dela já sou uma nova mulher, mais jovem e bonita, rs!

E vocês meus amores, estão investindo em algum tratamento para esse verão? Me contem!

Beijos da Alê.

G.Plus - Facebook -
21 abril, 2017

Minha Playlist para curtir o Feriado!

Oi minhas lindas, como vocês estão?

Olha só que delícia…mais um feriado chegou!

E já que ainda temos o fim de semana todo pela frente e ainda outro feriado por vir, que tal nos jogarmos na música para aproveitarmos esses dias que serão de descanso para alguns e de muita badalação para outros?

Eu adoro fazer playlists, e acho que feriados e viagens são momentos ideais para curtirmos o dia todo com músicas que a gente gosta. Pensando nisso – e também para darmos uma descontraída aqui no blog – resolvi trazer para vocês duas playlist que criei durante minha viagem e estou ouvindo o tempo todo!

Uma playlist é para os momentos mais relax, que também adoro ouvir “on the road”. A outra é para aqueles momentos que quero curtir algo mais animado na presença dos amigos, ou até mesmo sozinha. De músicas mais antigas à músicas mais atuais, das internacionais à música brasileira que amo, acho que vocês vão curtir tanto quando eu. Enjoy!:

PARA RELAXAR (é só clicar em cima da música que será direcionada para o link do Youtube):

 

PARA ANIMAR: 

 

Gostaram das minhas escolhas?

E bom feriado! Aproveitem!

Beijos da Alê.

G.Plus - Facebook -
31 março, 2017

Páscoa Saudável: Opções de ovos para comer sem culpa!

Oi amores, como vocês estão?

Hoje vim compartilhar uma dica deliciosa com vocês!

A Páscoa está se aproximando, já começa a me bater aquele desespero só de pensar nas gordurinhas a mais que vou acumular em um final de semana, e possivelmente, levarei meses para eliminá-las. Quem mais? rs.

Mas a verdade é que eu não abro mão de me deliciar com ovos de páscoa só por conta de dieta, e acredito que muitas de vocês compartilham do mesmo pensamento. Afinal, tem época melhor no ano para desfrutarmos do prazeres de estar com amigos/família, trocar ovos e comer muito doce?

A páscoa é muito boa, comer doce é muito bom, mas não dá pra dizer que não bate aquele peso na consciência depois que o feriado acaba. Então, como investir em ovos de páscoa e ficar longe do péssimo sentimento de culpa? Essa era a minha questão para a Páscoa desse ano. Mas sim, encontrei respostas incríveis! E é claro que vim compartilhar tudo com vocês!

Depois que essa questão começou a martelar minha cabeça, pensei que muita gente, desde os simplesmente adeptos a um estilo de vida saudável e natural, passando pelos intolerantes à alguns ingredientes, e chegando até mesmo nos veganos, devem “sofrer” nessa época do ano, quando ovos de páscoa deliciosos (e cheios de glúten, açúcar, lactose, etc) são expostos na nossa cara onde quer que a gente vá- e até nas nossas redes sociais.

Foi então que decidi ir atrás de opções de ovos “do bem” para amenizar a orgia gastronômica da páscoa, e para minha surpresa, apenas navegando pelo insta encontrei opções de babar! Acredite, existem versões sem gluten, sem lactose, veganos, sem açúcar refinado, sem leite, etc. Estão preparadas? Confiram:

Quando me deparei com o instagram dessa Patisserie Saudável, primeiro me encantei com a beleza de cada doce que eles produzem, depois, foquei nos ovos e me surpreendi com as opções de sabores! E sim, é tudo sem glúten, sem lactose, e você ainda pode escolher três versões naturais para adoçar seu ovo: açúcar de cocô + açúcar demerara, açúcar de cocô + açúcar mascavo, ou a versão com xylitol (adoçante natural).

Entre as opções de sabores, estão: Brownie com Doce de Leite, Brownie com Brigadeiro, Bem Casado, Bolo de Cenoura com Brigadeiro, Pão de Mel com Doce de Leite, Pão de Mel com Brigadeiro, Cookie com Doce de Leite ou Cookie com Brigadeiro!

Esse é de Brownie com Brigadeiro <3. Olha essa maravilha de recheio!!!

Acessando o site (clique aqui) identifiquei que eles possuem todos esses deliciosos sabores em diferentes configurações: ovos tradicionais – de 300g a 500g – ou ovos de colher – 380g -, e os valores variam de R$72,50 até R$142,00.

 

Alô leitoras veganas… dica valiosa para vocês!

Quando encontrei o perfil da Cacau Vanilla no instagram, me chamou a atenção só o fato de desenvolverem doces veganos e funcionais, que em resumo, não contém glúten, lactose, açúcar, ovos, leites e proteína de soja, além de usarem ingredientes frescos e orgânicos. Aí sim é realmente pra comer sem nenhum peso na consciência, hein, minha gente?

Logo mandei um email pedindo mais infos sobre as opções, ingredientes e valores desses ovos milagrosos, e aí vai: os ovos são feitos de chocolate 50%-70% cacau (você pode escolher a porcentagem) sem açúcar e sem leite, e entre os recheios, você pode optar por: paçoca (é o da foto. Parece delicioso!), trufa e beijinho. Entre os componentes desses recheios divinos que envolvem esses ovos tão saudáveis e “do bem” estão: biomassa de banana verde orgânica, bebida de arroz orgânica, creme de arroz, chia, adoçantes naturais, leite de cocô, manteiga de cacau, amido de milho, extrato de baunilha.

Os ovos são todos de 300g e os preços variam entre R$95,00 (50% cacau) e R$97,00(70% cacau).

 

A confeiteira Isabela Akkari, levou seu nome para dar nome à sua marca, que só trabalha com doces artesanais e saúdaveis. O trabalho de Isabela eu já conhecia, pois os produtos dela vivem dando pinta em eventos que frequento e que envolvem cardápios funcionais. Posso garantir, é tudo uma delicia, nem dá para acreditar que são tão “amigos”.

Aliás, confesso que foi a primeira marca que fui procurar quando comecei a pensar em apostar em ovos mais saudáveis nesse ano.

Me apaixonei por esse de cookies! <3

Você pode optar por ovos inteiros recheados ou por ovos de colher. Entre os sabores, estão disponíveis: Brownie, Brownie com Creme de Amendoim, Brownie com Doce de Leite, Brownie com Brigadeiro Belga, Brownie com Pistache e Brigadeiro Belga (huuum!), Prestígio, Cookie e Cookie com Brigadeiro Belga. Facinho para nos deixar por horas pensando em qual escolher, né? rs. Entre essas opções, você também pode escolher a versão sem açúcar (só adoçado com xilitol) ou a versão com açúcar de cocô.

Os ovos inteiros podem ser pequenos (190g) ou grandes (500g) com preços entre R$58 e R$154. Já os ovos de colher, são de 400g e variam entre R$118 e R$135.

 

E pra completar em grande estilo a minha busca, encontrei a Tess Kitchen. Minha primeira reação foi quando do instagram, cai no site (clique aqui!) e descobri que existe uma casa física – que por sinal, parece super fofa! – na Vila Olímpia, onde já funcionou como ateliê de confeitaria, e hoje apresenta um cardápio extenso que envolve pratos saudáveis, café da tarde deliciosos e claro, muitos doces! Desde versões que eles chama de “durty” à versões chamadas de “clean” (feitas com ingredientes mais saudáveis). Já estou louca para ir lá conhecer!

Focando nos ovos maravilhosos, já dá para se contentar com apenas os dois sabores que eles apresentam para essa páscoa: Snickers e Cheesecake!

O ovo Snicker é sem glúten e sem lactose e oferece ingredientes como chocolate belga 70% cacau, açúcar mascavo, óleo de cocô e farinha de tiger nuts. Já o Cheesecake, é feito com chocolate belga 70% cacau, creme de castanhas, caramelo funcional, biscoito de castanhas e ganache. Delícia, né?

O tamanho e os preços também são perfeitos! 300g de ovo recheado por R$45(snicker) e R$52(cheesecake).

 

Deu água na boca, aí? Hoje já é sexta-feira, hoje pode! Rs.

Espero que tenham gostado das dicas. Me contem qual é o preferido de vocês e se vocês também conhecem outras opções de ovos de páscoa saudáveis para nos deliciarmos sem culpa!

Beijos da Alê.

 

 

G.Plus - Facebook -