14 maio, 2018

Mês das Noivas: Como escolher o convite de casamento perfeito

Alô, noivinhas do ano! Como prometido, em homenagem ao Mês das Noivas, voltei com mais dicas e inspirações relacionadas ao tema: casamento!

Preparar um casamento não é nada fácil, a cada momento você vai descobrindo novos detalhes que exigem atenção e escolhas. O convite, por exemplo, é uma peça chave durante os preparativos para o grande dia, mas muitas vezes acaba ficando para aqueles últimos detalhes, não é mesmo?

Definir o estilo e os demais detalhes do convite de casamento pode parecer simples, mas garanto que não é! A começar pelo fato de que o convite será o primeiro contato com seus convidados para informá-los sobre o grande dia, por isso é que ele na realidade é um dos grandes protagonistas da festa. Através dele é que os convidados começam a entender a grandeza do evento, a personalidade dos noivos e a identidade do casal. Ao contrário do que muita gente pensa, essa é uma ferramenta que vai muito além do conteúdo básico – data, horário e local -, pois gera impacto e transmite todo o planejamento e expectativa dos noivos para grande dia.

Para diferentes estilos de noivos, existem diferentes estilos de convites. A escolha não é uma tarefa fácil, porém pode ser muito prazerosa. Para ajudar nessa missão, selecionei os principais tipos de convites e busquei referências bacanas para inspirar:

Convites Clássicos

O convite de estilo Clássico é a opção ideal para casais de personalidade mais romântica ou mais séria. Os detalhes principais de um convite clássico é o formato quadrado ou retangular, a fonte de letras cursivas e tons sóbrios.

Esse convite remete a festas mais elegantes, formais e tradicionais, por isso, muitas vezes se torna o tipo de convite ideal para cerimônias de cunho mais religioso, como as celebradas em igrejas e sinagogas.

Para transmitir ainda mais a personalidade dos noivos e do grande dia por meio de desse convite mais minimalista, vale a pena investir nos detalhes da identidade visual, como criar um “logo” com as inicias do casal ou acrescentar laços, rendas ou cristais.

 

Convites Modernos

O convite de estilo Moderno é a opção ideal para casais mais despojados que na maioria das vezes apostam em festas mais descontraídas ou com elementos diferenciados que fujam do tradicional.

Os principais detalhes de um convite mais moderno são os formatos diferenciados, diferentes tipos de fontes e a presença de cores mais vivas. 

Esse tipo de convite sem dúvidas é mais versátil pois dá para “brincar” na identidade visual acrescentando mix de cores, estampas e até já trazendo referências mais próprias da cerimônia, como detalhes de marinhos se o casamento for na praia, por exemplo. A escolha de cores também já traz uma ideia sobre a decoração do grande dia e pode despertar a curiosidade dos convidados.

Também da pra mixar elementos clássicos com o moderno, deixando o convite em formatos ou fontes clássicas porém com cores ou outras referências contemporâneas que sejam fiéis a identidade do casal e da festa.

Convites Rústicos

O convite de estilo Rústico é o ideal para casamentos mais simples ou aqueles que acontecerão em meio a natureza (como praia ou campo, por exemplo). Mas mesmo fazendo referência a simplicidade dos noivos ou da natureza, não precisa deixar de ser um convite elegante.

Os principais detalhes de um convite com pegada rústica está na presença de textura, de elementos que rendados, florais ou arabescos e de tons terrosos ou que lembrem elementos da natureza, como areia ou árvores (por isso a presença mais forte do marrom/nude).

O convite rústico pode tanto pender para o minimalismo, quanto conter detalhes coloridos ou relacionados ao tema da festa.

Convites Criativos

O convite Criativo é aquele totalmente original e fora do comum, ele transmite a identidade dos noivos e da festa de maneira lúdica e divertida. Ideal para casais mais ousados e para festas com algum tema específico.

Esse estilo de convite nem se quer possui padrões de formatos, fontes ou detalhes, é realmente originado do zero e pensado “fora da caixa” de acordo com todas as ideias, expectativas e referências dos noivos para o grande dia.

Um exemplo bem bacana é convite imitando passaporte para casamentos que acontecerão no exterior ou para noivos gringos. Demais, né? Vale acrescentar imagens, desenhos e objetos e usar o máximo da criatividade!

Realmente o convite é de extrema relevância para o grande dia.

Boa sorte com a escolha!

Beijos da Alê.

G.Plus - Facebook -

• Você também pode gostar destas matérias •

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

• Comentário no blog deste assunto é aqui •

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *