2 setembro, 2014

Antioxidante comestível, mas pode chamar de cenoura

cenoura

A cenoura é um dos alimentos mais conhecidos e consumidos pelos brasileiros. Difícil achar alguém que não goste do tubérculo. Ponto para quem come, já que nutrientes fantásticos estão ali, prontinhos para agir no corpo.

Débora Bitencourt, nutricionista do Spa Bella Donna, em Belo Horizonte, explica que o tom amarelo ou alaranjado vem do betacaroteno, ou pró-vitamina A. “Essa vitamina tem poder antioxidante que previne o envelhecimento precoce e é fundamental para a manutenção dos tecidos e dos cabelos, beneficia a visão noturna e atua no metabolismo das gorduras. Protege nosso corpo contra alguns tipos de câncer, combate algumas infecções e ativa o sistema imunológico”, observa.

Apesar da fundamental importância, o betacaroteno não age sozinho. Os carotenoides luteína e zeaxantina estão presentes no vegetal e também são importantes antioxidantes, excelentes para combater radicais livres (compostos que causam lesões às nossas células) e agem mais especificamente na proteção da visão.

E mais um antioxidante merece destaque. “A vitamina C é um antioxidante fundamental para a proteção das células e ajuda manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico”, relata Débora.

A cenoura possui, ainda, vitaminas do complexo B. “Elas colaboram com o sistema nervoso e com o funcionamento do aparelho digestivo”, avalia a nutricionista, completando que o legume também possui alguns minerais, como o cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco e iodo. Esse último tem um papel bastante importante para a saúde. “Ele é primordial à glândula tiroide que equilibra o funcionamento de outras glândulas e produz alguns hormônios fundamentais para o funcionamento do nosso organismo”, explica Débora.

Outra vantagem da cenoura é em relação às fibras. O vegetal tem uma boa quantidade de fibras, que pode contribuir para regularizar o funcionamento intestinal e para a saciedade.

Comer cenoura é algo indicado para todos. Apenas precisam ter atenção ao consumo as pessoas que estão fazendo tratamento de acne com isotretinoína. “Como o alimento é rico em vitamina A, pode haver sobrecarga no fígado, junto com a medicação”, esclarece a especialista.

Débora diz que não há mistério para comprar boas cenouras. “Devemos observar se estão com a casca íntegra, sem manchas e rachaduras e sem sinais de apodrecimento”, aconselha. O melhor é escolher exemplares pequenos ou médios, em forma de cilindros e não em cone e dar preferência para as cenouras orgânicas, quando possível. E tente não comprar em grande quantidade se não for utilizar. “O armazenamento prolongado pode comprometer a atividade da vitamina A”, avisa a nutricionista.

Para conservar, Débora diz que é melhor retirar as folhagens com cuidado para não cortar ou machucar as cenouras, e guardar em sacos plásticos fechados próprios para alimentos ou enroladas em papel toalha – o que é mais recomendado – para minimizar a umidade. A gaveta de legumes da geladeira é o melhor lugar para acondicionar as cenouras.

Débora diz que cenouras congeladas também podem ser uma opção salvadora. Para isso basta mergulhá-las em água fervente por 5 minutos, se inteiras, ou por 2 minutos se picadas. “Em seguida, coloque-as numa vasilha com água e gelo até que esfriem completamente. Seque-as bem com papel absorvente e embale a vácuo”, ensina.

A cenoura é um alimento bastante versátil e fácil de combinar. Então, cru ou cozido, tem suas vantagens, conforme explica Débora. “O cozimento aumenta a disponibilidade de absorção do betacaroteno. Essa disponibilidade ainda é maior se a cenoura for cozida a vapor e com adição de uma gordura como o azeite”, diz. Mas tenha cuidado com o tempo de cocção pois o aquecimento prolongado pode comprometer a atividade da vitamina A. E mais: se o objetivo primordial for obter a fibra desse vegetal, então é necessário consumi-la crua.

E olha que boa notícia: 100 gramas de cenoura possuem apenas 40 kcal e são suficientes para suprir todas as necessidades diárias da vitamina A. Ficou animada? Então libere a criatividade e monte pratos deliciosos !!!

O que vocês acham desse antioxidante??

Bjs

G.Plus - Facebook -

• Você também pode gostar destas matérias •

• Faça um Comentario no Facebook deste assunto •

• Comentário no blog deste assunto é aqui •

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentário:Antioxidante comestível, mas pode chamar de cenoura

  1. betania

    Adorei a dica, muito boa!